O presidente da Assembleia Legislativa da Paraiba, Adriano Galdino (Republicanos), garantiu nesta segunda-feira (11) que não cogita disputar nenhum outro cargo majoritário nas eleições de 2026 que não seja o de governador do estado. Durante coletiva de imprensa, o parlamentar falou sobre suas pretensões políticas para a próxima eleição e sobre a vaga que se abrirá no Tribunal de Contas do Estado para que a Assembleia Legislativa indique um novo conselheiro para o órgão fiscalizador.
Questionado se poderia disputar o senado num caso de não ter o seu nome escolhido pela base do governador João Azevêdo (PSB) para representar o grupo numa futura disputa ao governo estadual, Galdino garantiu que não cogita de modo algum a disputa pelo cargo de Senador. Adriano explicou que não enxerga condições para que alguém que não esteja no cargo de senador tentando a reeleição ou que seja o governador tentando migrar para o legislativo tenha condições de ser eleito.
O presidente da ALPB afirmou que os senadores possuem muitos recursos disponíveis por meio de emendas, o que fortalece muito os seus nomes para qualquer disputa política e, portanto, entende que a disputa que lhe cabe é a eleição pelo governo estadual. “Sair de uma estrutura de fora nesse cenário é muito complicado, a minha candidatura é de governador, vou continuar insistindo nesse norte”, garantiu o parlamentar.
Adriano também falou rapidamente sobre a perspectiva de que a Assembleia indique um novo nome para compor o TCE-PB com a iminência da aposentadoria do conselheiro e ex-presidente da ALPB, Arthur Cunha Lima. Galdino anunciou que apoiará a candidatura do deputado Tião Gomes e que espera que ele vença a disputa pela cadeira no tribunal.
Mín. 22° Máx. 32°