O jogo
Não se engane com o placar. Apesar do empate por 0 a 0, Flamengo e Vasco fizeram um bom e movimentado jogo no Maracanã, neste sábado, pela 5ª rodada do Brasileirão. Faltou a bola na rede, claro, mas ela só não entrou porque os goleiros Rossi e Léo Jardim, este principalmente, estavam em noite inspirada. A dupla fez ao menos seis grandes defesas na partida, que também contou com bolas na trave e inúmeras chances de perigo. E, diferentemente dos últimos confrontos entre as duas equipes, não foi só o Rubro-Negro que atacou. O lado vascaíno, mesmo com suas limitações, teve algumas oportunidades para abrir o placar. No fim, fica o gosto amargo para os dois, que poderiam conseguir um resultado melhor.
Tabela e agenda
Com a vitória, o Flamengo vai a 11 pontos e dorme na liderança do Campeonato Brasileiro. Porém, pode perder a posição no decorrer da rodada. Isso porque Palmeiras, que enfrenta o Fortaleza, e Fluminense, que joga contra o Vitória, entrarão em campo no domingo. O Rubro-Negro volta a campo nesta terça-feira, diante da LDU, às 19h, em Quito. Já pelo Brasileirão, o confronto será com o Corinthians, às 16h, no Maracanã.
Do lado do Vasco, o empate deixa a equipe momentaneamente na oitava colocação, com sete pontos conquistados. A equipe volta a campo na próxima terça-feira, pela Sul-Americana, diante do Lanús, às 21h30, em São Januário. No Brasileirão, pega o Cruzeiro, às 18h30, no Mineirão.
Léo Jardim é o nome do jogo
O jogador mais decisivo da partida foi o goleiro Léo Jardim, do Vasco. Os números explicam: foram sete defesas ao longo do clássico, quatro delas difíceis, sendo o responsável pelo placar ter ficado 0 a 0. Sem dúvidas, foi uma das maiores atuações dele pelo clube. Do outro lado, Rossi também merece menção honrosa. No primeiro tempo, fez uma grande intervenção em chute de Nuno Moreira.
Placar não acontecia havia 14 anos
Não é comum ver o clássico entre Vasco e Flamengo ficando sem gols, ainda mais em Brasileiros. Tanto que a última partida entre as equipes que acabou empatada por 0 a 0 pelo torneio nacional foi há 14 anos — em 2011, quando as equipes repetiram o placar, naquela vez no Nilton Santos. De lá para cá, eram 19 jogos com uma bola na rede, ao menos.
Mín. 21° Máx. 34°