O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê 21 estados em alerta de 'perigo' e 'perigo potencial' de chuvas intensas para esta terça-feira. A tendência, no entanto, é que o restante do mês de março siga o padrão visto em seus primeiros 15 dias, com calor no Sudeste e chuvas mais fortes no Norte e Nordeste.
Três avisos na escala laranja, de "perigo", indicam chuvas entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Além do Acre, que declarou estado de emergência no início da semana passada, a atenção, no Norte, fica por conta de Roraima, Pará, Leste do Amapá e Norte do Amazonas. Já no Nordeste, deve chover mais no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e na Paraíba.
— Não descarto a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas no Rio de Janeiro, devido ao calor e a entrada de umidade. O mesmo vale para Belo Horizonte, São Paulo, Santa Catarina e até para o Mato Grosso do Sul. Com trovoadas, rajadas de ventos e uma pequena possibilidade de queda de granizo — diz a metereologista Andrea Ramos.
Para estas localidades, o Inmet emitiu também três alertas de 'perigo potencial', em menor escala, que indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, que reverberam em boa parte do país.
O órgão recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, por haver risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Segundo o Inmet, as chuvas devem se concentrar no fim da tarde e persistir pelo menos até quarta-feira.
— Vai ficar aquela sensação de abafado, de calor, mas com chuvas associadas — diz a meteorologista Andrea Ramos, que acrescenta: — A frente se forma no Sul e chega na terça. Mas nesta segunda-feira já tem chuva por conta da termodinâmica. Pelo menos até quarta-feira vai seguir com uma tendência de chuva, com volumes significativos.
As temperaturas devem cair em São Paulo devido à passagem de uma frente fria, com mínimas de 18 °C e máximas de 27 °C na capital paulista. No Rio de Janeiro, os termômetros variam entre 23 °C e 31 °C, enquanto Belo Horizonte pode registrar até 28 °C. Em Brasília e Goiânia, as temperaturas devem oscilar entre 18 °C e 31 °C, com pancadas de chuva isoladas.
O Nordeste continuará quente, com Salvador variando de 23 °C a 31 °C e Fortaleza entre 24 °C e 28 °C. No Norte, Manaus terá mínimas de 23 °C e máximas de 31 °C, enquanto Belém pode chegar a 33 °C.
No Sul, Porto Alegre terá temperaturas entre 18 °C e 27 °C, Curitiba entre 16 °C e 27 °C e Florianópolis entre 20 °C e 31 °C. Em Campo Grande, os termômetros vão de 22 °C a 33 °C, enquanto Cuiabá terá máximas de 35 °C.
Mín. 22° Máx. 33°