Paraíba LULA NA PARAÍBA
Presidente Presidente Lula visita o Sertão da Paraíba próxima quarta-feira (dia 21) para participar de inauguração
Agenda garante o Ramal do Salgado que terá 36 quilômetros de extensão e conectará Cachoeira dos Índios a Lavras da Mangabeira (CE), desaguando no Rio Salgado.
14/05/2025 09h49 Atualizada há 1 hora
Por: Humberto Vital Fonte: ASSESSORIA
Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luís Inácio Lula da Silva deve cumprir agenda na Paraíba na próxima semana. Conforme informações divulgadas pelo prefeito de Cachoeira dos Índios, Alyson Francisco, em sua conta no Instagram, Lula deve participar do evento sobre o Ramal do Salgado que terá 36 quilômetros de extensão e conectará Cachoeira dos Índios a Lavras da Mangabeira (CE), desaguando no Rio Salgado.

A agenda faz parte do compromisso do Governo Federal com a segurança hídrica do Nordeste, beneficiando diretamente cerca de 5 milhões de pessoas em 54 municípios dos estados da Paraíba e do Ceará. O Ramal do Salgado terá 36 quilômetros de extensão e conectará Cachoeira dos Índios a Lavras da Mangabeira (CE), desaguando no Rio Salgado.

“Na próxima quarta-feira, dia 21, estaremos recebendo o presidente. O cerimonial do presidente já veio visitar o local de perto”, disse o gestor como apurou o ClickPB.

As obras do Ramal do Salgado, extensão do Projeto de Integração do Rio São Francisco, avançam com 79% de execução no primeiro canal, conectando Cachoeira dos Índios (PB) a Lavras da Mangabeira (CE). Com previsão de conclusão em 2027, a estrutura garantirá o abastecimento hídrico de 5 milhões de pessoas no Ceará, incluindo cidades de médio porte e a Região Metropolitana de Fortaleza. Com investimento de R$ 350 milhões, a obra reduzirá perdas de água e substituirá métodos emergenciais atuais, destacando-se como um marco em segurança hídrica no Nordeste.

Já o ramal do Apodi vai levar as águas do Eixo Norte através da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão total de 115 quilômetros. O investimento federal na obra é de cerca de R$ 1,5 bilhão.

As águas do ‘velho Chico’ chegam por dois eixos: o Leste, que abastece cidades do Pernambuco e da Paraíba; e o Norte, que leva água para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A transposição acontece através de canais e sistemas de bombeamento. O principal objetivo é ajudar a resolver a crise hídrica na região fornecendo água para consumo humano e para a agricultura.

Durante a visita, Lula deve anunciar investimentos adicionais e reafirmar a meta de concluir toda a obra da transposição até o fim de seu mandato, em 2026. O presidente será acompanhado por ministros e autoridades locais, além de líderes comunitários e movimentos sociais que acompanham de perto o impacto das obras na região.

“Essa obra é símbolo de um Brasil que cuida do seu povo e leva dignidade a quem sofre com a seca há gerações”, declarou Lula em entrevista recente. A visita também representa uma retomada das agendas presidenciais no Nordeste com foco em infraestrutura e inclusão social.