Um grave acidente com arma de fogo chocou a população da zona rural de Cacimbas, na região metropolitana de Patos, na tarde desta segunda-feira (12). Uma criança de apenas 8 anos morreu após ser atingida na cabeça por um disparo acidental feito por outra criança.
Segundo informações preliminares repassadas pelo SAMU, a criança estava com outras dentro de um quarto de uma residência, brincando com duas armas. Em um momento de brincadeira, o gatilho de uma delas foi acionado e o disparo atingiu fatalmente a cabeça da vítima de 8 anos.
Mesmo com o ferimento grave, a vítima ainda foi socorrida por familiares e levada à Unidade de Saúde do município de Cacimbas. Contudo, minutos após o atendimento inicial, a equipe médica solicitou o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao chegar ao local, o médico constatou o óbito.
A Polícia Militar foi acionada e, posteriormente, a Polícia Civil esteve na residência para realizar os levantamentos necessários. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
Segundo o delegado Claudinor Lúcio, um dos aspectos que mais preocupa a Polícia Civil neste momento é o fato de que o local do ocorrido foi alterado antes da chegada das autoridades, o que deve dificultar o trabalho dos peritos e prolongar a investigação. “O cenário do fato foi claramente modificado, o que exige um esforço maior da perícia técnica e reforça a importância de ouvirmos as testemunhas para esclarecer o que de fato aconteceu”, destacou.
A arma usada no disparo foi confirmada como uma espingarda do tipo "soca-soca", armamento artesanal ainda muito comum entre moradores da zona rural do Sertão paraibano.
A tragédia reforça o alerta sobre os riscos da posse e do armazenamento inadequado de armas de fogo em residências, especialmente em locais com presença de crianças.
Delegacia de Polícia Civil em Patos, no Sertão da Paraíba — Foto: Divulgação/Ascom Polícia Civil da Paraíba