Um motim foi registrado por volta das 7h50 da manhã desta segunda-feira (20), no presídio de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. Durante o tumulto, os detentos arremessaram pedras uns contra os outros e chegaram a atear fogo em algumas celas, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB).
O incidente teve início durante o banho de sol. Ainda conforme a SEAP-PB, a confusão foi motivada por rivalidades entre grupos criminosos e concentrou-se nas celas do piso superior da unidade prisional, que possui dois andares.
Durante a discussão, alguns presos arremessaram pedras e objetos, causando danos também à unidade prisional.
A Polícia Militar foi acionada e precisou utilizar munição de borracha para conter os presos. De acordo com a secretaria, os detentos não possuíam armas de fogo, mas houve resistência no momento da intervenção. O Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU também estiveram presentes para atendimento.
Depois de algumas horas de conflito, o motim foi controlado e todos os presos foram reconduzidos às celas. Não houve fugas e os feridos apresentaram apenas escoriações leves.
A Polícia Militar e a administração do presídio realizam a contagem dos detentos e avaliam os danos causados à estrutura da unidade. A direção do presídio informou que investiga o incidente.