A cidade de Catolé está entre os 88 municípios paraibanos que receberam o Selo UNICEF na edição 2021-2024, se destacando pelo compromisso com a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.
O prefeito Laurinho Maia foi pessoalmente receber o certificado ao lado da primeira-dama, Geska Maia, das secretárias Maria Antônia Neta (Educação) e Janaína Diniz (Assistência Social) e equipes empenhadas na conquista desta importante premiação que só garante mais benefícios para Catolé.
A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (21), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. O evento, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Asserte, parceiro implementador do Selo UNICEF na Paraíba, contou também com a parceira do Governo do Estado.
Entre os avanços significativos alcançados pelos municípios paraibanos, estão o aumento do acesso à educação de qualidade, abrangendo desde a creche até a formação profissional; investimentos na saúde física e mental de meninas e meninos; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa nas escolas; proteção contra todas as formas de violência; e o fortalecimento da rede de assistência às famílias vulneráveis, incluindo povos indígenas e comunidades quilombolas.
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados e Catolé do Rocha é uma das cidades destaque.