O governador João Azevêdo entregou, no fim da tarde desta sexta-feira (1°), em João Pessoa, a ponte que interliga o Bairro dos Bancários à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) — a Ponte do Parque das Três Ruas. O equipamento, que leva o nome do primeiro diretor-geral do DER-PB, o engenheiro Serafim Rodriguez Martinez, recebeu investimentos superiores a R$ 17 milhões e é uma das mais importantes intervenções na mobilidade urbana da Zona Sul da Capital, beneficiando diretamente cerca de 300 mil pessoas. O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, esteve ao lado do governador durante a solenidade.
A ponte possui 80 metros de comprimento, 15 de altura e 25 de largura e também foram construídas duas rotatórias, uma na avenida por trás do Campus da Universidade Federal e outra nos Bancários, o que vai facilitar o tráfego normal de veículos nos dois sentidos. O trecho total tem 160 metros em pista dupla. Desafogar o trânsito na avenida Sérgio Guerra, a principal dos Bancários, é o benefício mais imediato da obra.
Durante a inauguração, o governador João Azevêdo afirmou estar extremamente feliz pela entrega da Ponte das Três Ruas. "Essa obra foi sonhada há muitos anos, com essa ligação das três ruas dos Bancários com o anel externo da universidade. Nós temos o Estado junto com a prefeitura realizando uma obra que ficou completa agora — com o Parque Linear das Três Ruas, entregue pela prefeitura, e nós entregamos o viaduto, complementando, verdadeiramente, uma obra diferenciada para a cidade", disse.
"E nós estamos fazendo uma segunda obra, muito próximo daqui, que é a ligação do Hospital Universitário com o Altiplano Cabo Branco — essas duas obras são complementares. Além disso, já combinamos com o prefeito Cícero e vamos o fazer o asfaltamento, alargando esse anel externo da universidade. É um grande sistema viário para João Pessoa", observou o gestor paraibano, lembrando outras importantes intervenções na mobilidade urbana da capital paraibana, como os viadutos de Água Fria e Bairro das Indústrias, com previsão de entrega no fim do primeiro trimestre de 2025.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, enalteceu a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa. "Isso que é importante, a parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura, cada um fazendo sua parte, complementando as ações e trazendo sempre a melhoria da mobilidade da nossa cidade", disse, lembrando outros projetos em andamento, os quatro corredores de ônibus e os cinco terminais de integração, que entrarão em breve em processo de licitação.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, lembrou que a Ponte das Três Ruas é mais uma grande obra realizada na gestão do governador João Azevêdo. "Essa é mais uma ação que o governador cumpre sem ter prometido, que cismou, em apenas dois mandatos, realizar promessas de 40, 50 anos. Vamos contar mais algumas obras realizadas sem o governador ter prometido: dragagem do Porto de Cabedelo, Polo Turístico Cabo Branco, Ponte do Futuro, que liga Cabedelo, Santa Rita e Lucena, Hospital de Trauma do Sertão e o Hospital da Mulher, em João Pessoa", comentou.
O deputado federal Wilson Santiago também enalteceu a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa. "A parceria pública, em favor do futuro e do presente de uma cidade, sempre foi importante. Mas, pelo desenvolvimento da Paraíba, pelo desenvolvimento de João Pessoa, essa parceria entre o Governo e a Prefeitura de João Pessoa é mais importante que qualquer outra parceria já realizada na Paraíba. Todos nós nos sentimos felizes por essas ações, porque elevam João Pessoa, elevam a Paraíba", acrescentou.
Já o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, parabenizou o caráter municipalista da gestão do governador João Azevêdo. "Quero cumprimentar o governador João Azevêdo e dizer da alegria de ver essa nova pedagogia política sendo implantada na Paraíba, uma gestão que tem sido parceria, municipalista, que tem procurado dialogar com os prefeitos e prefeitas de toda a Paraíba. E essa grandeza de unir as gestões tem feito uma João Pessoa mais justa para todos, assim como nos demais municípios", ressaltou.
A inauguração da Ponte das Três Ruas foi prestigiada, ainda, pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pela primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins; pelo vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra; pelo diretor de Operações do DER-PB, Armando Marinho, assim como por Roberto Paulino (secretário chefe de Governo); Tibério Limeira (Administração) e Wilson Filho (Educação).
Os vereadores de João Pessoa João Corujinha, Marmuthe Cavalcanti, Guga, Bosquinho, Marcílio do HBE e Damásio Franca, assim como auxiliares da gestão municipal e demais autoridades, também estiveram presentes à solenidade.
Região valorizada
Moradora dos Bancários desde os 14 anos, Maria do Nascimento Costa não tem dúvidas dos benefícios que a Ponte das Três Ruas vai trazer para o bairro. "Eu moro nos Bancários desde os 14 anos — quando vim morar aqui nem asfalto tinha até a universidade. E essa obra que hoje está sendo entregue, além de melhorar o trânsito da região, vai valorizar muito as nossas casas", comemorou.
Considerada uma das mais importantes intervenções na mobilidade urbana de João Pessoa, a ponte que liga o Bairro dos Bancários ao anel externo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) leva o nome do primeiro diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), Serafim Rodriguez Martinez.
O Projeto de Lei que denomina a ponte do Parque das Três Ruas é de autoria do Poder Executivo, cuja homenagem foi recebida com muita honra pelos familiares de Serafim Rodriguez Martinez. "Gostaria de agradecer ao governador João Azevêdo a iniciativa de atribuir o nome desta obra tão valorosa do seu governo o nome do meu pai Serafim Rodriguez Martinez. Feliz a família que vê o seu patriarca receber o reconhecimento da sociedade pelas obras executadas no curso de sua vida profissional. Serafim foi um homem muito simples, nunca gostou de ostentação, mesmo ocupando cargos relevantes", agradeceu a filha Regina Rodriguez Botto Targino.