Na tarde desta sexta-feira (13), um ato heróico foi realizado em Patos, na Paraíba, quando o Cabo Nicácio da ROTAM, com auxílio de policiais da Rádio Patrulha e um integrante da Ciclopatrulha, impediu uma potencial tragédia. A ação ocorreu na Escola Estadual Auzanir Lacerda, na Capital do Sertão.
O Cabo Nicácio, que estava de folga naquela manhã, recebeu uma mensagem via WhatsApp de um vigilante da empresa de segurança Kairós, conhecido como ‘Barão’. O vigilante expressou a intenção de tirar a própria vida, gerando grande preocupação no policial.
Imediatamente, Nicácio se dirigiu à escola, onde encontrou o segurança no telhado, segurando uma arma e ameaçando atirar contra si próprio.
Corajosamente, o Cabo Nicácio subiu no telhado desarmado e, após um tempo de negociação, conseguiu se aproximar do vigilante. O mesmo acionou uma guarnição da PM, composta pelo Sargento Pedro, Cabo Medeiros e Sargento Gilliard, que chegou ao local em apoio, também participando do resgate. Com paciência e empatia, eles convenceram Barão a entregar sua arma e permitir que o acompanhassem até o piso da escola.
O vigilante foi então encaminhado ao Hospital Regional de Patos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sem ter sofrido ferimentos.
O revólver calibre 38, marca Taurus, contendo cinco munições intactas, e o colete balístico do vigilante, foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para serem devolvidos à Empresa Kairós. A operação de resgate contou com o apoio também da ROTAM, do Corpo de Bombeiros, das equipes de Rádio Patrulha do 3º BPM e do SAMU.
Mín. 22° Máx. 35°