Sexta, 22 de Novembro de 2024
32°

Tempo nublado

Catolé do Rocha, PB

Dólar
R$ 5,80
Euro
R$ 6,04
Peso Arg.
R$ 0,01
Brasil Usuários relatam 'su

DINHEIRO SUMIU

30/11/-1 às 00h00
Por: Redação
Compartilhe:

Clientes do Bradesco levaram um susto na manhã desta segunda-feira (dia 27). Ao abrirem suas contas via aplicativo, deram falta de quantias e até se viram negativados. Sem informações, muitos recorreram às redes sociais para relatar o problema. Pela internet, o banco tem respondido aos consumidores apenas indicando estar ciente do problema e que "em breve o ocorrido será solucionado". O EXTRA buscou, no entanto, orientações em defesa do consumidor junto à Proteste e ao Procon-RJ.

Segundo Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, o consumidor precisa entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco, e contestar a retirada indevida, anotando o protocolo, e guardando o print das telas, se a contestação for realizada digitalmente. Nessa conversa, o consumidor tem direito a saber em que prazo o problema será efetivamente resolvido, pontua o advogado da Proteste, Adriano Fonseca.

— Embora tenham afirmado solução em breve tempo, esse tipo de registro auxilia na reparação dos danos caso o problema tenha que ser judicializado— afirma Fonseca: — É importante, neste contato, deixar registrado o valor que foi retirado da conta e todo o transtorno que essa prática causou. Além de receber tal valor de volta, qualquer outro problema causado por essa falha deve ser reparado ao consumidor.

Se o consumidor não tiver prejuízo além do transtorno, Coelho explica que não há direito de indenização. O alerta é para o caso de atraso no pagamento de contas, por conta do sumiço do dinheiro, alerta Fonseca.

— A reparação civil indica que qualquer dano ocorrido ao consumidor que seja vinculado a uma prática de terceiro deve ser reparado integralmente por ele. Consumidores que não conseguirem pagar suas contas, por exemplo, podem exigir que o Bradesco arque com eventuais juros e multas que sofrerem. Além disso, podem ser observados eventuais danos morais caso a situação cause algum tipo de constrangimento ao consumidor — finaliza.

Órgãos de defesa do consumidor, como o Procon-RJ e a Proteste, podem ajudar a realizar registros desses tipos de problemas, além do Banco Central (BC), que fiscaliza a atuação das instituições financeiras. Órgãos da administração pública também podem atuar com punições contra a coletividade de consumidores.

— A retirada indevida de valores de sua conta bancária é prática abusiva e má prestação do fornecimento do serviço bancário.

EXTRA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Catolé do Rocha, PB Atualizado às 18h03 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Sáb 36°C 21°C
Dom 36°C 22°C
Seg 35°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio